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Relaxar a mente e dormir melhor



A época do Vestibular (e todo o período que antecede a ele) traz momentos de tensão acumulando estudos, necessidade de escolhas, incertezas, medo do fracasso e muito, muito estresse. Nosso corpo sofre as consequências desta descarga de adrenalina extrema, respondendo à ansiedade com dores diversas e, principalmente, insônia. Aprenda a relaxar ao longo do processo, para que na hora "H", a das provas, você tenha todo o rendimento possível, sem travas por causa do cansaço. Veja essas Dicas:

Existem muitas técnicas de relaxamento, mas uma das mais eficazes é, sem dúvida, a seguinte técnica ensinada pelos iogues:

- Desaperte toda roupa apertada.

- Deite-se de costas numa superfície plana e firme.

- Uma postura iogue clássica de relaxamento (savasana): os braços devem ser estendidos afastados do corpo, com as mãos abertas e as palmas voltadas para cima.

- Relaxe profundamente e abandone-se totalmente, com o corpo imóvel e a mente serena.

- As pernas devem estar separadas com os pés voltados para o lado de fora. Mantenha a cabeça reta e feche os olhos.

- Daqui por diante, não se mexa mais.

- A boca também deve ficar fechada com os dentes levemente separados.

Quando você adquirir experiência na arte de relaxamento – e isto é uma arte – será capaz de “relaxar” de imediato, tanto física como mentalmente, sem empregar nenhuma técnica específica.

Por exemplo, quando você realmente tiver adquirido prática, será capaz de relaxar-se o tempo todo, esteja deitado na postura acima descrita, esteja em meio a um denso tráfego ou executando um intrincado trabalho. Mas, para os principiantes existem vários métodos que serão de grande auxílio na obtenção do repouso físico e mental.

1. No primeiro método, tomamos um exemplo do reino animal. Imagine um cachorro indo dormir. Ele respirará profundamente. Espreguiçar-se-á e então, rapidamente, relaxar-se-á com um bocejo de contentamento. Voilà – relaxamento instantâneo!
Seguindo esta técnica natural, inspire profundamente enquanto se deita em savasana.

Ao mesmo tempo, retese todos os músculos do corpo, todos em que você puder pensar. Mantenha-se assim durante alguns segundos e então solte-os rapidamente com um suspiro.

Sinta agora que você está se tornando tão pesado a ponto de afundar no chão.

A cada expiração, afunda mais e mais. Se quiser, pode repetir a inalação tensa e profunda uma ou duas vezes.

2. No segundo método, tensionamos as diferentes partes do corpo separadamente. Primeiro, tensione todos os músculos da PERNA ESQUERDA, enquanto inspira profundamente.

Prenda a respiração e mantenha a perna retesada por alguns segundos e então expire rapidamente e relaxe toda a contração muscular da perna.

Concentre toda sua atenção naquela perna e sinta como ela se torna pesada e afunda no chão. Depois de dez ou mais segundos, repita o processo com a PERNA DIREITA.

Então inspire fundo, prenda a respiração e tensione os MÚSCULOS ABDOMINAIS. Solte rapidamente depois de alguns segundos e sinta o abdome afundar-se mais e mais a cada expiração.

A seguir, o BRAÇO ESQUERDO. Tensione o braço todo à medida que inspira fundo. Cerre o punho momentaneamente, prenda a respiração e mantenha a tensão muscular durante alguns segundos.

Solte rapidamente e, durante dez ou mais segundos, sinta o braço afundando no chão.

Faça o mesmo com o BRAÇO DIREITO.

Finalmente, inspire profundamente, prenda a respiração e retese todos os MÚSCULOS DO PESCOÇO. Solte rapidamente e sinta a cabeça tornar-se pesada e afundar-se no chão.

3. No terceiro método, você afastará conscientemente toda tensão da perna esquerda (Repita mentalmente, várias vezes: ”A minha perna esquerda está totalmente descontraída”); depois, da perna direita, e assim de cada parte do corpo.

Finalmente, relaxe a mente visualizando uma cena que induza à paz, por exemplo, um bonito jardim, um vale ensolarado e protetor ou um céu de azul profundo.

Permaneça imóvel em savasana durante cinco ou dez minutos. Após esse descanso reanimador levante-se lentamente, inspire com profundidade, e, levantando os braços acima da cabeça, espreguice-se totalmente.

Os benefícios fisiológicos de savasana são, além do relaxamento mental e muscular, como é óbvio, uma diminuição do batimento cardíaco e da pressão sanguínea.

O exercício de relaxamento iogue deve ser praticado pelo menos no final de cada dia, e todas as vezes que nos sentimos mais tensos.



Por: Amadeu Pires Monteiro (Portugal) em 24-01-2010 Em: Espaço Frei Gusmão





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