- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : Dicas

Exercício Físico ajuda estudos




Muitas pessoas, preocupadas com as notas no vestibular, abdicam dos exercícios físicos, porque acham que o tempo gasto nessas atividades pode ser melhor aproveitado estudando.

Esse pensamento é totalmente errado! Os exercícios físicos são muito importantes para o desempenho no vestibular e no aproveitamento dos estudos. Vejamos como:

A atividade física diminui os níveis dos hormônios como o cortisol, que causam a falta de memória e dificuldade de aprendizagem, por isso são indicados para as pessoas que estão nessa fase de estudos.

As atividades físicas em nível moderado reduzem os níveis de stress, que tanto afetam os estudantes na hora do vestibular.

Também melhoram a condição física e mental, fazendo com que haja maior concentração nos conteúdos estudados.

Os exercícios físicos melhoram também as funções cognitivas como a memória, a atenção e o raciocínio e ainda melhoram a qualidade do sono. Fatores esses que são de suma importância para a otimização da aprendizagem.

Veja as Dicas

- Os exercícios mais indicados para as pessoas que estão perto de enfrentar o temido vestibular são: musculação em níveis moderados e exercícios aeróbicos como natação, bicicleta e corridas. Além desses também são recomendadas atividades físicas de flexibilidade, como a ginástica e o alongamento. Assim, os estudantes trabalham os três principais pilares do equilíbrio, a força, a flexibilidade e o cardiovascular.

- Os exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, que são hormônios essenciais para o bom funcionamento do cérebro, das suas atividades e também para proporcionar a sensação de bem-estar. As atividades físicas também liberam uma descarga saudável de adrenalina no cérebro, o que deixa a pessoa mais atenta e com menos tendência à sonolência, além de manter constante o nível de glicose no sangue, que é fundamental para a nutrição dos neurônios.

- Os esportes coletivos são uma boa opção. Eles estimulam a visão geral das circunstâncias e a prever as consequências.
Não fique muitas horas seguidas estudando. O estudo é importante, no entanto, o desgaste do cérebro faz com que você perca a atenção com o passar do tempo. Faça pausas e pequenas caminhadas nelas, mas não faça sempre o mesmo trajeto, além de relaxar ao caminhar, os trajetos diferentes estimulam mais o seu cérebro.

- Escolha bem os horários para praticar exercícios físicos. A atividade física aumenta a temperatura corporal, o que desperta a pessoa. Por isso, evite praticar no horário antes de dormir, para não perder o sono. Um horário indicado é depois do almoço, visto que nesse horário você se sente sonolento, fazendo com que aumente a sua concentração nos estudos.

- Na hora de fazer exercícios físicos dedique-se completamente a eles. Não pratique as atividades apenas com o corpo, e a cabeça nos estudos. Este tempo é de relaxamento total, concentre-se nos movimentos que você faz, apenas nisso.

- Pratique atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana. E de maneira regular, não apenas na época do vestibular. Os benefícios são maiores que uma atividade esporádica.

Por isso, quem estiver se preparando para o vestibular, lembre-se, tão importante como os estudos, são os exercícios físicos. Pratique os regularmente.




Fonte: Portal Vida de Qualidade





Versão para impressão     Enviar para um amigo